Workshop de bioconstrução e tratamento de resíduos – Banheiro seco e tratamento simples de águas cinzas
O banheiro seco (ou banheiro compostável) é uma técnica de tratamento de resíduos que permite a decomposição de nossas fezes sem a utilização de água. Nele, as fezes são armazenadas num reservatório adequado e, posteriormente, passam por um processo de decomposição controlado que gerará um composto orgânico de alta qualidade, o qual pode ser usado, por exemplo, na adubação de espécies arbóreas. Apesar da repulsa que essa técnica pode gerar num primeiro momento, os banheiros secos não emitem cheiros desagradáveis e não atraem animais quando bem manejado. Além disso, a economia de água de gigantesca (a cada descarga, usamos 15 litros de água) e ele permite que diminuamos a carga de materiais que é depositada em fossas sem tratamento.
Além dele, propomos a construção de um sistema simples de tratamento de águas cinzas (aquelas que saem das pias da cozinha e banheiro, máquina de lavar e banho) com a construção de círculos de bananeira. Essa técnica simples, mas muito eficaz, utiliza as características dessa planta (e de outras também, como a taioba e o inhame) para absorver esse excedente de água pouco suja, além de produzir composto orgânico e frutas no futuro.
Todas as construções utilizarão recursos e conhecimento local. O banheiro seco, por exemplo, será uma combinação de construções elevadas em madeira (muito comuns nas regiões ribeirinhas) com paredes de pau-a-pique, similares àquelas utilizadas no tacho de produção da farinha, bastante presente nos retiros, feitas à base de terra, madeira e bambu.
