Programa

IDDS AMAZON é uma encontro temático de duas semanas no estado do Pará, localizado na região amazônica do Brasil e acontecerá de 4 a 17 de julho. O tema desta edição do IDDS é permacultura.

Permacultura é uma filosofia, bem como um processo de concepção integrado e criativo, baseada na ética e nos princípios de design. Inspirado e guiado por padrões e relações encontrados na natureza. O objetivo da permacultura é criar e aplicar sistemas em aspectos da habitação humana que são ecologicamente corretos, tecnologicamente possíveis e economicamente viáveis. A flor da permacultura é como uma metáfora, combina ética e princípios para o foco de 7 domínios, a saber: manejo da terra e da natureza, ambiente construído, ferramentas e tecnologia, cultura e educação, saúde e bem-estar espiritual, finanças e economia, a posse da terra e governança da comunidade. Combinando a metodologia IDDS com processos de concepção ecológica, estamos trabalhando no sentido da realização de uma evolução sustentável, de longo prazo e simbiótica.

Objetivo

O objetivo da conferência é reunir um mix global e especializado de pessoas para interagir e aprender o modo de vida dos “ribeirinhos” (pessoas que vivem ao longo das margens dos rios): coletar água, dormir, caçar, conservar alimentos, tomar banho, cozinhar etc, são apenas algumas atividades para obter insights contextuais de seus meios de subsistência. Desta forma experimental, os participantes vão começar a entender as condições prevalentes, identificar e enquadrar os principais desafios que a comunidade enfrenta em suas atividades diárias, co- criar, imaginar e desenvolver soluções para enfrentar esses desafios.

O IDDS AMAZON irá explorar a idéia de comunidade sem tentar encontrar a solução absoluta para problemas ou necessidades contextuais. Através do IDDS e em fusão com processos de concepção ecológica, o encontro irá trazer uma discussão sobre modelos passados ​​e presentes, estruturados e informais, democráticos e não-hierárquicos de comunidade, permacultura e sociedade no geral.